sexta-feira, 4 de março de 2011

''Democracy, it´s a hard way...''

     O Brasil é ou não um país democrático? Pra mim, não!
Será que existe mesmo qualquer tipo de democracia em exigir e obrigar cidadãos de 18 a 65 anos a irem as urnas e votarem em um candidato? Ou a jovens que completam 18 anos, a se alistarem no exército, muitas vezes os preparando pra coisas que são avessas aos seus verdadeiros sonhos e objetivos?
     Pois é... Esse é o Brasil que vivemos, e em minha opinião, não é nada justo morarmos em um país que diz com todas as letras que é democrático, e sermos obrigados a tais coisas que para os países lá de fora, desenvolvidos, ricos e democráticos de verdade, é questão de escolha.
     Não que eu queira nos comparar aos outros países, mas o povo de lá, sente orgulho do seu presidente e da sua nação, e se sente no dever de votar, no entanto, ninguém os obriga a nada, justamente, porque desde pequenos são incentivados a amar seu país,e honrá-lo. Ta aí a diferença, e a resposta da pergunta: “Porque o Brasil não vai pra frente?” A culpa é nossa, que não cobramos dos políticos, que são como nós e saíram do nosso meio, as promessas feitas na campanha política, que não passam dos seus deveres.
     Outro quesito a se pensar é: Será que um jovem aos 16 anos, que pela lei do Brasil, não esta capacitado ainda para assumir seus atos, está apto para escolher a próxima pessoa que vai governar o país? Será que o fato de deter ou não, é menos importante do que a escolha de quem vai decidir o nosso futuro e o da nação?
Devemos deixar de nos prender em coisas pequenas, e pensar grande, pensar que o Brasil, merece e deve ter um presidente preparado para tal cargo, até porque é ele quem vai nos representar no exterior, é ele quem dita as regras, e ele que tem o poder em mãos. E com isso não se brinca, nem que seja por protesto, podemos encontrar formas muito mais viáveis e inteligentes de protestar.

Bruna Caetano

Um comentário: